Download

Região

Celorico de Bastos possui um vasto e rico património histórico e artístico, sendo de salientar as inúmeras casas senhoriais e os famados jardins típicos de Basto, geometricamente concebidos e povoados por exuberantes camélias

Um marco não menos significativo é o Castelo de Arnoia, monumento nacional e eferência do concelho e das terras de Basto, que integra a Rota do Românico.

O Vinho Verde é único no mundo. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na nossa região, uma região geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos. As castas de referência Azal, Arinto e Trajadura são produtoras de vinhos de lote único. Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições.
Mais do que apenas “beber” vinho, o Enoturismo presenteia-nos com paisagens, utilizando equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão. Além de comércio local e outras prestações de serviço, envolve o visitante na cultura e nos detalhes da bebida.
Existe uma oferta muito qualificada a este nível, frequentemente associada ao turismo rural e em localizações privilegiadas. A prática do Enoturismo está em grande fase de crescimento, devido ao elevado valor que é dado neste setor.